panel-25622401920-1.jpg

SISTEMA

FOTOVOLTAICO

Sistema Fotovoltaico é o sistema de geração de energia elétrica através da luz do sol. 

Com esse sistema, podemos diminuir o valor da sua conta de energia ao nível mínimo que a concessionária permite, ou seja, você gera sua própria energia e não paga nada por isso.

Confira o video ao lado onde é descrito como esse tipo de tecnologia funciona. 

15.jpg

CRESCIMENTO EXPONENCIAL

Mesmo com todos os problemas que nosso paíes está passando, no ano de 2015 houve um crescimento significativo nas instalações desta tecnologia. Foram mais de 300% de crescimento no setor.

energia-solar-no-brasil-grafico1-1024x63
aquecimento-solar-energia-ENGIE-Brasil-2

PLACA FOTOVOLTAICA x AQUECEDOR SOLAR

Esta é uma dúvida muito frequente entre as pessoas que querem adquirir este sistema, mas é bem simple de entender.

No sistema de Aquecimento solar, calor do sol esquenta a água que passa pelas serpentinas que estão dispostas dentro de uma placa. Essa água quente é armazenada em um boiler e depois é consumida.

Já no sistema de Placa Fotovoltaica, as placas instaladas geram eletricidade para o consumo de qualquer eletro-eletrônico dentro de uma residência, como por exemplo: televisores, aparelho de som, microondas, geladeiras, máquinas de lavar roupa, ar condicionados e até mesmo do chuveiro elétrico.

energia-solar.png

SISTEMA OFF-GRID

Neste sistema, sua residência ou comércio gera a energia para seu consumo e não se conecta na rede, ou seja, você gera eletricidade durante o dia e o excedente produzido tem que ficar armazenado em baterias para utilização posterior, quando não houver geração, como por exemplo em dias nublados ou a noite.

aquecimento-solar-energia-ENGIE-Brasil-2

SISTEMA ONGRID

Neste tipo de sistema, a unidade consumidora (casa ou estabelecimento comercial) fica ligada à rede elétrica da concessionária.

Duarante o dia, as placas geram eletricidade e o excedente gerado vai para a rede elétrica. Esse escedente entra como créditos na sua conta.

Durante a noite ou em dias nublado, não há muita geração de energia e o próprio sistema utiliza esses créditos contabilizados na concessionária e reverte em energia elétrica para seu consumo.

Devemos saber que esses créditos podem ficar armazenados por até 36 mese.

energia-solar.png

REGULAMENTAcaO

Desde 2012 a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) com a Resolução 482/2012 regulamentou o sistema de geração de energia elétrica através do sol como sendo mini geração de energia elétrica. Deste modo todas as concessionárias do Brasil tem que esta aptas a receber essa energia gerada pelo consumidor em sua rede de distribuição.

0a58f007ca03a332558261dea2092e4b-1024x58